Você sabe o que é um ULTRABOOK? Para que serve?
Depois de notebook, netbook começa agora os ultrabook.
A nova categoria começa a se proliferar. Ao redor do mundo já existem mais de 75 modelos de Ultrabooks prontos para serem lançados. E o Brasil não está de fora e também é vitrine para alguns lançamentos desta nova categoria de computadores portáteis.
Alguns modelos estão disponíveis para o consumidor brasileiro desde o Natal do ano passado. Com apenas 9 milímetros de espessura, o modelo da Asus, por enquanto, é um dos mais finos da categoria. Não por acaso, é também o mais leve, com apenas 1,10kg.
Guido Alves, gerente de marketing da Asus explica que o Ultrabook, além disso tudo, "traz muito mais performance para o usuário". Ele explica que isso era algo que as pessoas tinham que abrir mão, no passado, para terem um computador fino e leve. Então, o Ultrabook vem para revigorar a categoria de PCs, sendo bastante diferente nas especificações, no formato, no acabamento: "Isso traz um entusiasmo muito grande, até mesmo para nós, que estamos muito acostumados a ver esse tipo de inovação tecnológica", comenta.
Para ser classificada como Ultrabook, a máquina precisa atender uma série de especificações que vão além da elegância e da espessura. O computador deve trazer bateria de longa duração, tempo de inicialização inferior a dez segundos – o que, diga-se de passagem, é bem rápido – e ainda novas características de segurança, como a tecnologia de proteção à identidade do usuário, por exemplo.
"Nós vemos a categoria de Ultrabooks como a evolução natural do mercado de notebooks. Conforme o mercado vai se ampliando, vão surgindo novos segmentos mais dedicados para determinados usos do consumidor", diz Anderson Kanno, gerente de produtos da Acer: "Nós estamos olhando para essa mudança e o Ultrabook vem atender uma nova demanda do mercado".
Como a concorrência também não para de crescer, as marcas decidiram ir um pouco além dessas especificações primárias para ganhar a preferência do consumidor. Guido diz que a Asus traz "uma porta USB 3.0 e a SSD, que é uma nova tecnologia de armazenamento muito mais rápida e que consome muito menos energia". Ele explica que os dois modelos da empresa vêm equipados com essa tecnologia, "o que traz uma experiência geral de produtividade com o computador muito maior do que um HD tradicional".
Já Dolf Weimer, gerente de produtos da LG, afirma que os modelos de Ultrabooks da empresa possuem duas opções de armazenamento: "Para o modelo de 13,3" há apenas o SSD. Para o de 14", há o modelo híbrido, que possui SSD e HD convencional", diz.
Alguns modelos trazem mais uma função bastante interessante, que, similar à tecnologia Wi-Fi, permite a transmissão do sinal do computador direto para uma TV de alta definição ou um tablet que possua a mesma função sem a necessidade de qualquer cabo.
Rua Major Lopes, 73 Lj A
São Pedro - Belo Horizonte
Minas Gerais
30330-050
![]() |
(31) 3281-4870 |